04
Jun 11

 

Fotografia por ©Nuno Ferreira



Bye bye Escola Superior de Medicina Veterinária..

 

Mais um edifício que vai desaparecer da cidade de Lisboa..

 

Mais um edifício que vai desaparecer desta cidade, é triste que seja sempre mais barato demolir tudo e construir de novo um bloco de cimento, do que manter as características "faciais" e a identidade da cidade...
Segundo fontes da P.J. (novos proprietários do Edifício), apenas as pedras com o nome da Escola serão preservados e não se sabe se ficarão dentro dos jardins no novo edifício ou se vão para "outro lado". A opção pela Escola de Medicina Veterinária terá sido tomada depois de ter falhado o projecto para Caxias e também após terem sido goradas outras opções, nomeadamente as instalações do Regimento de Artilharia de Lisboa (RAL 1), em Sacavém; os terrenos que serviram de depósito de material militar, nas imediações de Moscavide (ambas pertencentes ao Ministério da Defesa); e terrenos em Chelas, onde qualquer edificação teria de ser feita de raiz e, portanto, seria mais dispendiosa.
Os entraves que há mais de 15 anos tinham obstado à compra do edifício foram ultrapassados, após negociações entre a tutela e os anteriores herdeiros do terreno em 2006.
Arrancam agora as obras e vamos então ter mais uma "bela" obra com um custo (orçamentado) de 32 milhões de Euros. De salientar que foi paga uma indemnização pelo Ministério da Justiça à empresa que tinha sido escolhida (Teixeira Duarte), para efectuar a obra em Caxias, entretanto gorada. E adivinhem a quem foi entregue a nova obra?! Exacto, à mesma empresa.
Vamos ver qual será o custo final, será que se vai chegar à "brilhante" conclusão que nos terrenos de Chelas sairia afinal mais barato??? Talvez os moradores da zona Chelas até gostassem de ter lá a P.J.).
"O ensino das Ciências Veterinárias foi institucionalizado em Portugal por Alvará Régio de 29 de Março de 1830, onde se destaca a necessidade de “huma Escola Veterinária para nella se conservarem as doutrinas que respeitam a esta arte de que muita utilidade deve resultar ao seu real serviço e ao público. E convindo igualmente que estes conhecimentos se generalizem para utilidade pública na conservação e criação de toda a espécie de gado cavalar, vacum e lanígero”. A Real Escola Veterinária Militar seria incorporada em 1855 no Instituto Agrícola (fundado em 1852), sob tutela do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, onde passou a ministrar-se um curso misto de Agronomia e Veterinária, que formava veterinários-lavradores. Em 1864, passou a designar-se Instituto Geral de Agricultura, sendo então separado o curso de Veterinária do de Agronomia. A reforma de 1886 criou o curso de Medicina Veterinária no Instituto de Agronomia e Veterinária, o qual, em 1910, daria origem, no mesmo lugar, à Escola de Medicina Veterinária e ao Instituto de Agronomia. Em 1918 passou a designar-se Escola Superior de Medicina Veterinária e a conferir o grau de doutor em Medicina Veterinária.

Em 1930 foi criada em Lisboa a Universidade Técnica englobando a Escola Superior de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

Com a aprovação dos Estatutos da Universidade Técnica de Lisboa, em Agosto de 1989, a Escola Superior de Medicina Veterinária passou a designar-se Faculdade de Medicina Veterinária."

Fonte: UTL.

Nuno Ferreira

Publicado por Nuno_Ferreira às 22:45
Sinto-me:

É lamentável...ainda tive esperança que se mantivesse a fachada. Mas hoje caiu tudo por terra! Somos os piores inimigos das nossas memórias, não conseguimos perservar os edifícios com história e com alma...assim não vamos a lado nenhum. Passamos a vida a apagar património colectivo em prol de um bem maior...quem define estas coisas?? É triste...
Sofia a 4 de Julho de 2011 às 21:58

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Facebook Like..
Arquivos:
Partilha..
PARTILHAR no Facebook
Facebook Box..
Mais sobre mim
Perfil..
Pesquisar neste blog:
 
blogs SAPO